Porto de Santos_
O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Seus padrões elevados de eficiência na prestação de serviços e um permanente processo de evolução, através da implementação de infraestrutura, uso de novas tecnologias, capacitação de seus trabalhadores e um modelo de gestão portuária voltada para atender plenamente as expectativas de seus clientes, garantem aumentos sucessivos na movimentação de cargas e criam um ambiente adequado para as trocas comerciais brasileiras, que geram cerca de 33 mil empregos e desenvolvimento para a Baixada Santista. Além de propiciar qualidade de vida para toda a região. Atualmente o porto de Santos é considerado o maior da América Latina devido suas dimensões, tonelagem movimentada e ampla área de influência. No Brasil o porto é responsável por cerca de 27,2% de toda a balança nacional.
Características:
Porto de São Sebastião_
Inaugurado em 20 de janeiro de 1955, considerado como um porto com uma das melhores localizações geográficas do mundo, tem como principal características a movimentação de produtos como carga geral, sulfato de sódio, barrilha, produtos siderúrgicos, malte, cevada, etc. O porto conta também com um terminal de uso privativo óleo, derivados de Petróleo e álcool combustível que conta com 2 píeres, em um total de 4 berços de atracação com profundidade extremamente competitiva para navios de grande porte, variando entre 14 e 26 metros. O porto é um diferencial pioneiro no Brasil, ao conquistar em 2015 a certificação ambiental ISSO 14001.
Características:
Porto do Rio de Janeiro_
O Porto do Rio de Janeiro surgiu mediante a grande movimentação de mercadorias para Portugal, assim como grande partes das cidades brasileiras. Com a mudança da capital do país de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763, o porto começou a ter grande influência no fluxo de produtos agrícolas e pessoas visto à influência que a então nova capital do Brasil iria exercer. Em meados de 1870 , surgiram os primeiros projetos para a modernização do porto que até então operava por meio de instalações precárias, no entanto apenas em 1903 foi implantando os primeiros metros de cais organizado chamado Gamboa, e posteriormente oficialmente inaugurado em 1910. Atualmente o porto opera com forte potencial para carga geral e containers, bobinas de papel, produtos siderúrgicos, petroquímicos, apoio á bases off-shore e granéis sólidos, tais como, ferro gusa e trigo.
Características:
Porto de Angra dos Reis_
O porto de Angra dos Reis é um porto localizado no estado do Rio de Janeiro, cedido à iniciativa privada em 2009. Construído por meio de um aterro avançando ao mar, o porto tem como principal especialização os derivados de Petróleo em operação de apoio a Bacia deexploração de Petróleo de Campos.
Características:
Porto de Itaguaí_
Inaugurado em 1982, o porto de Itaguaí (ex Sepetiba), é um dos mais modernos portos do Brasil, e o primeiro Hub port (porto concentrador de cargas) do país. Atuando em várias vertentes o porto é considerado um dos maiores movimentadores de cargas nacional, e tem como características a movimentação em grande escala de containers, minérios de ferro e granéis sólidos
Características:
Porto de Açu_
O Complexo portuário de Açu é um projeto portuário moderno surgido em 2006 por inciativas privadas, que teve suas primeiras operações realizadas em 2014 com o embarque de 80 mil toneladas de minério e ferro. O porto de Açu é um dos maiores empreendimentos de infra estrutura portuária realizado no continente americano, e tem por principal característica sua localização estratégica principalmente para o suporte portuário à indústria do Petróleo por meio de suas vertentes. Atualmente, há muitos projetos ainda em andamento no complexo que visa o posto de maiores na movimentação de cargas do Brasil.
Características:
Porto de Niteroí_
Inaugurado em 1929, o porto de Niterói ,é um porto localizado no estado do Rio de Janeiro que tem como principal atividade o apoio à plataformas de Petróleo. Além de sua atividade principal, o apoio à plataformas, opera navios de carga geral e movimentação de granéis sólidos.
Características:
Porto do Forno_
O início de sua implantação ocorreu em 1924 quando o governo autorizou a construção de linhas férreas na região, porém apenas em 1972 o porto foi oficialmente inaugurado e integrado ao complexo portuário da Companhia Docas do Rio de Janeiro. Atualmente o porto tem grande importância no escoamento e movimentação de sal, e é um forte base para apoio à navios para exploração de petróleo na Bacia de Campos. O porto de forno ainda foi de suma importância no apoio à materiais e logística na construção do Superporto de Açu.
Características:
Porto de Paranaguá_
O Porto de Paranaguá é um porto brasileiro que está localizado no estado do Paraná, na cidade de Paranaguá. É o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja. No ano de 2007, o Porto de Paranaguá, movimentou 38,5 milhões de toneladas e gerou uma receita cambial de US$ 11,8 bilhões. O porto está aberto a turistas, estudantes e empresários. O Porto de Paranaguá é o maior porto graneleiro da América Latina. Sendo também o 3º maior porto de contêineres do Brasil, perdendo só para Itajaí e Santos. É o maior porto do Brasil em exportação de grãos. Exporta e importa grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros.
Características:
Porto de Manaus_
O Porto de Manaus é um porto fluvial brasileiro localizado na costa oeste do Rio Negro no centro da cidade de Manaus. É o maior porto flutuante do mundo. Atende aos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso. Construído em um cais flutuante e projetado por ingleses, foi inaugurado em 1907 quando a cidade vivia o apogeu da época áurea da borracha.
Oficialmente as obras de melhoramento do Porto de Manaus tiveram início em 7 de outubro de 1902, em solenidade que contou com a presença do governador do estado Dr. Silvério Nery.
Características:
Porto de São Francisco do Sul_
No Século XVII, quando efetivamente teve início a colonização de Santa Catarina, a vila e o porto de São Francisco do Sul foram importantes bases de apoio para a conquista e o desenvolvimento de toda a região Sul do Brasil. Ainda hoje, esta relação de interdependência continua a existir entre cidade e porto. O maior porto catarinense e o 5º maior do Brasil recebe embarcações com até 12 metros de calado. Tem cinco berços de atracação, 975 metros de cais, 8.000 m² de armazéns próprios e 70 mil m² de armazéns terceirizados. A área disponível para cargas frigorificadas tem capacidade estática para 6.800 TEU`s (contêineres de 20 pés).
Características:
Porto de Itajaí_
Porto de Itajaí é um complexo portuário brasileiro localizado no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina. É o principal porto da região, sendo o segundo maior do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação, escoando quase toda a produção do Estado. Os principais produtos exportados são madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo, e os principais produtos importados são trigo, produtos químicos, motores, têxteis, papel e pisos cerâmicos. Sua área de influência é formada pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Está localizado na margem direita do rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2 km de sua foz, no litoral norte do estado de Santa Catarina. Fica em frente ao Porto de Navegantes.
Características:
Porto de Rio Grande_
Porto de Rio Grande Vista dos Molhes da Barra de Rio. Inauguração 15 de novembro de 1915.O Porto de Rio Grande é um porto localizado na margem direita do canal do Norte, que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico, no município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. A barra do porto é mantida aberta graças a dois molhes construídos na boca do canal de acesso. Pertence à União, mas sua administração e exploração foi concedida, em 1997, ao Estado do Rio Grande do Sul, que o faz por meio da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), autarquia estadual vinculada a sua Secretaria de Transportes, que, desde 2017, além deste porto, administra todo o sistema hidro portuário gaúcho. No ano de 2009, o Porto movimentou cerca de 150 milhões de toneladas, o equivalente a 3% de toda a movimentação nacional, fazendo, deste porto, o terceiro principal porto do Brasil.
Características:
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Rio de Janeiro: +55 21 3553-3201 / +55 21 99133-3431
Manaus: +55 92 9116-7033 / +55 92 99433-7954
Paranaguá: +55 41 98521-3845
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