PORTOS BRASILEIROS
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Portos Brasileiros
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SANTOS
O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Seus padrões elevados de eficiência na prestação de serviços e um permanente processo de evolução, através da implementação de infraestrutura, uso de novas tecnologias, capacitação de seus trabalhadores e um modelo de gestão portuária voltada para atender plenamente as expectativas de seus clientes, garantem aumentos sucessivos na movimentação de cargas e criam um ambiente adequado para as trocas comerciais brasileiras, que geram cerca de 33 mil empregos e desenvolvimento para a Baixada Santista. Além de propiciar qualidade de vida para toda a região. Atualmente o porto de Santos é considerado o maior da América Latina devido suas dimensões, tonelagem movimentada e ampla área de influência. No Brasil o porto é responsável por cerca de 27,2% de toda a balança nacional.
SÃO SEBASTIÃO
Inaugurado em 20 de janeiro de 1955, considerado como um porto com uma das melhores localizações geográficas do mundo, tem como principal características a movimentação de produtos como carga geral, sulfato de sódio, barrilha, produtos siderúrgicos, malte, cevada, etc. O porto conta também com um terminal de uso privativo óleo, derivados de Petróleo e álcool combustível que conta com 2 píeres, em um total de 4 berços de atracação com profundidade extremamente competitiva para navios de grande porte, variando entre 14 e 26 metros. O porto é um diferencial pioneiro no Brasil, ao conquistar em 2015 a certificação ambiental ISSO 14001.
Site: http://portoss.sp.gov.br
RIO
DE JANEIRO
ANGRA
DOS REIS
ITAGUAÍ
AÇU
NITEROÍ
FORNO
O Porto do Rio de Janeiro surgiu mediante a grande movimentação de mercadorias para Portugal, assim como grande partes das cidades brasileiras. Com a mudança da capital do país de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763, o porto começou a ter grande influência no fluxo de produtos agrícolas e pessoas visto à influência que a então nova capital do Brasil iria exercer. Em meados de 1870 , surgiram os primeiros projetos para a modernização do porto que até então operava por meio de instalações precárias, no entanto apenas em 1903 foi implantando os primeiros metros de cais organizado chamado Gamboa, e posteriormente oficialmente inaugurado em 1910. Atualmente o porto opera com forte potencial para carga geral e containers, bobinas de papel, produtos siderúrgicos, petroquímicos, apoio á bases off-shore e granéis sólidos, tais como, ferro gusa e trigo.
ANGRA DOS REIS
O porto de Angra dos Reis é um porto localizado no estado do Rio de Janeiro, cedido à iniciativa privada em 2009. Construído por meio de um aterro avançando ao mar, o porto tem como principal especialização os derivados de Petróleo em operação de apoio a Bacia deexploração de Petróleo de Campos.
ITAGUAÍ
Inaugurado em 1982, o porto de Itaguaí (ex Sepetiba), é um dos mais modernos portos do Brasil, e o primeiro Hub port (porto concentrador de cargas) do país.
Atuando em várias vertentes o porto é considerado um dos maiores movimentadores de cargas nacional, e tem como características a movimentação em grande escala de containers, minérios de ferro e granéis sólidos.
AÇU
O Complexo portuário de Açu é um projeto portuário moderno surgido em 2006 por inciativas privadas, que teve suas primeiras operações realizadas em 2014 com o embarque de 80 mil toneladas de minério e ferro. O porto de Açu é um dos maiores empreendimentos de infra estrutura portuária realizado no continente americano, e tem por principal característica sua localização estratégica principalmente para o suporte portuário à indústria do Petróleo por meio de suas vertentes. Atualmente, há muitos projetos ainda em andamento no complexo que visa o posto de maiores na movimentação de cargas do Brasil.
NITEROÍ
Inaugurado em 1929, o porto de Niterói ,é um porto localizado no estado do Rio de Janeiro que tem como principal atividade o apoio à plataformas de Petróleo. Além de sua atividade principal, o apoio à plataformas, opera navios de carga geral e movimentação de granéis sólidos.
FORNO
O início de sua implantação ocorreu em 1924 quando o governo autorizou a construção de linhas férreas na região, porém apenas em 1972 o porto foi oficialmente inaugurado e integrado ao complexo portuário da Companhia Docas do Rio de Janeiro. Atualmente o porto tem grande importância no escoamento e movimentação de sal, e é um forte base para apoio à navios para exploração de petróleo na Bacia de Campos. O porto de forno ainda foi de suma importância no apoio à materiais e logística na construção do Superporto de Açu.
PARANAGUÁ
O Porto de Paranaguá é um porto brasileiro que está localizado no estado do Paraná, na cidade de Paranaguá. É o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja. No ano de 2007, o Porto de Paranaguá, movimentou 38,5 milhões de toneladas e gerou uma receita cambial de US$ 11,8 bilhões. O porto está aberto a turistas, estudantes e empresários. O Porto de Paranaguá é o maior porto graneleiro da América Latina. Sendo também o 3º maior porto de contêineres do Brasil, perdendo só para Itajaí e Santos. É o maior porto do Brasil em exportação de grãos. Exporta e importa grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros.
MANAUS
O Porto de Manaus é um porto fluvial brasileiro localizado na costa oeste do Rio Negro no centro da cidade de Manaus. É o maior porto flutuante do mundo. Atende aos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso. Construído em um cais flutuante e projetado por ingleses, foi inaugurado em 1907 quando a cidade vivia o apogeu da época áurea da borracha.
Oficialmente as obras de melhoramento do Porto de Manaus tiveram início em 7 de outubro de 1902, em solenidade que contou com a presença do governador do estado Dr. Silvério Nery.
SÃO FRANCISCO DO SUL
No Século XVII, quando efetivamente teve início a colonização de Santa Catarina, a vila e o porto de São Francisco do Sul foram importantes bases de apoio para a conquista e o desenvolvimento de toda a região Sul do Brasil. Ainda hoje, esta relação de interdependência continua a existir entre cidade e porto. O maior porto catarinense e o 5º maior do Brasil recebe embarcações com até 12 metros de calado. Tem cinco berços de atracação, 975 metros de cais, 8.000 m² de armazéns próprios e 70 mil m² de armazéns terceirizados. A área disponível para cargas frigorificadas tem capacidade estática para 6.800 TEU`s (contêineres de 20 pés).
ITAJAÍ
Porto de Itajaí é um complexo portuário brasileiro localizado no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina. É o principal porto da região, sendo o segundo maior do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação, escoando quase toda a produção do Estado. Os principais produtos exportados são madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo, e os principais produtos importados são trigo, produtos químicos, motores, têxteis, papel e pisos cerâmicos. Sua área de influência é formada pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Está localizado na margem direita do rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2 km de sua foz, no litoral norte do estado de Santa Catarina. Fica em frente ao Porto de Navegantes.
RIO GRANDE
Porto de Rio Grande Vista dos Molhes da Barra de Rio. Inauguração 15 de novembro de 1915.O Porto de Rio Grande é um porto localizado na margem direita do canal do Norte, que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico, no município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. A barra do porto é mantida aberta graças a dois molhes construídos na boca do canal de acesso. Pertence à União, mas sua administração e exploração foi concedida, em 1997, ao Estado do Rio Grande do Sul, que o faz por meio da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), autarquia estadual vinculada a sua Secretaria de Transportes, que, desde 2017, além deste porto, administra todo o sistema hidro portuário gaúcho. No ano de 2009, o Porto movimentou cerca de 150 milhões de toneladas, o equivalente a 3% de toda a movimentação nacional, fazendo, deste porto, o terceiro principal porto do Brasil.
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