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    Portos 

    Brasileiros 

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    Brasileiros 

     

    Porto de Santos_

    O Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e responde pela movimentação de quase um terço das trocas comerciais brasileiras. Seus padrões elevados de eficiência na prestação de serviços e um permanente processo de evolução, através da implementação de infraestrutura, uso de novas tecnologias, capacitação de seus trabalhadores e um modelo de gestão portuária voltada para atender plenamente as expectativas de seus clientes, garantem aumentos sucessivos na movimentação de cargas e criam um ambiente adequado para as trocas comerciais brasileiras, que geram cerca de 33 mil empregos e desenvolvimento para a Baixada Santista. Além de propiciar qualidade de vida para toda a região. Atualmente o porto de Santos é considerado o maior da América Latina devido suas dimensões, tonelagem movimentada e ampla área de influência. No Brasil o porto é responsável por cerca de 27,2% de toda a balança nacional.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 13.2 metros
    • Metragem (LOA): 366 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 130 milhões de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Maior porto da América Latina, movimenta principalmente contêineres, soja, açúcar, e outros produtos agrícolas
    • Metro de Grab: Por carga

    www.portodesantos.com.br

    Porto de São Sebastião_

    Inaugurado em 20 de janeiro de 1955, considerado como um porto com uma das melhores localizações geográficas do mundo, tem como principal características a movimentação de produtos como carga geral, sulfato de sódio, barrilha, produtos siderúrgicos, malte, cevada, etc. O porto conta também com um terminal de uso privativo óleo, derivados de Petróleo e álcool combustível que conta com 2 píeres, em um total de 4 berços de atracação com profundidade extremamente competitiva para navios de grande porte, variando entre 14 e 26 metros. O porto é um diferencial pioneiro no Brasil, ao conquistar em 2015 a certificação ambiental ISSO 14001.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 10 metros
    • Metragem (LOA): 230 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 3 milhões de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Petróleo, derivados, e produtos químicos
    • Metro de Grab: Por carga

    www.portoss.sp.gov.br

    Porto do Rio de Janeiro_

    O Porto do Rio de Janeiro surgiu mediante a grande movimentação de mercadorias para Portugal, assim como grande partes das cidades brasileiras. Com a mudança da capital do país de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763, o porto começou a ter grande influência no fluxo de produtos agrícolas e pessoas visto à influência que a então nova capital do Brasil iria exercer. Em meados de 1870 , surgiram os primeiros projetos para a modernização do porto que até então operava por meio de instalações precárias, no entanto apenas em 1903 foi implantando os primeiros metros de cais organizado chamado Gamboa, e posteriormente oficialmente inaugurado em 1910. Atualmente o porto opera com forte potencial para carga geral e containers, bobinas de papel, produtos siderúrgicos, petroquímicos, apoio á bases off-shore e granéis sólidos, tais como, ferro gusa e trigo.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 15 metros
    • Metragem (LOA): 340 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 7 milhões de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Produtos siderúrgicos, contêineres, granéis sólidos
    • Metro de Grab: Por carga

    www.portosrio.gov.br

    Porto de Angra dos Reis_

    O porto de Angra dos Reis é um porto localizado no estado do Rio de Janeiro, cedido à iniciativa privada em 2009. Construído por meio de um aterro avançando ao mar, o porto tem como principal especialização os derivados de Petróleo em operação de apoio a Bacia deexploração de Petróleo de Campos.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 10.5 metros
    • Metragem (LOA): 230 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 1 milhão de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Óleo e derivados, apoio offshore
    • Metro de Grab: Por carga

    www.portosrio.gov.br

    Porto de Itaguaí_

    Inaugurado em 1982, o porto de Itaguaí (ex Sepetiba), é um dos mais modernos portos do Brasil, e o primeiro Hub port (porto concentrador de cargas) do país. Atuando em várias vertentes o porto é considerado um dos maiores movimentadores de cargas nacional, e tem como características a movimentação em grande escala de containers, minérios de ferro e granéis sólidos

     

    Características:

    • Draft Máximo: 20 metros
    • Metragem (LOA): 360 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 60 milhões de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Minério de ferro, carvão, contêineres
    • Metro de Grab: Por shiploader

    www.portosrio.gov.br/itaguai

    Porto de Açu_

    O Complexo portuário de Açu é um projeto portuário moderno surgido em 2006 por inciativas privadas, que teve suas primeiras operações realizadas em 2014 com o embarque de 80 mil toneladas de minério e ferro. O porto de Açu é um dos maiores empreendimentos de infra estrutura portuária realizado no continente americano, e tem por principal característica sua localização estratégica principalmente para o suporte portuário à indústria do Petróleo por meio de suas vertentes. Atualmente, há muitos projetos ainda em andamento no complexo que visa o posto de maiores na movimentação de cargas do Brasil.

     

     Características:

    • Draft Máximo: 24 metros
    • Metragem (LOA): 420 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 80 milhões de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Minério de ferro, petróleo
    • Metro de Grab: Por shiploader

    www.portodoacu.com.br

    Porto de Niteroí_

    Inaugurado em  1929, o porto de Niterói ,é um porto localizado no estado do Rio de Janeiro que tem como principal atividade o apoio à plataformas de Petróleo. Além de sua atividade principal, o apoio à plataformas, opera navios de carga geral e movimentação de granéis sólidos.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 9 metros
    • Metragem (LOA): 200 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 500 mil toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Reparos navais, apoio offshore
    • Metro de Grab: Por carga

    www.portosrio.gov.br

    Porto do Forno_

    O início de sua implantação ocorreu em 1924 quando o governo autorizou a construção de linhas férreas na região, porém apenas em 1972 o porto foi oficialmente inaugurado e integrado ao complexo portuário da Companhia Docas do Rio de Janeiro. Atualmente o porto tem grande importância no escoamento e movimentação de sal, e é um forte base para apoio à navios para exploração de petróleo na Bacia de Campos. O porto de forno ainda foi de suma importância no apoio à materiais e logística na construção do Superporto de Açu.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 5 metros
    • Metragem (LOA): 150 metros
    • Capacidade de Carga: Limitada, principalmente pesca e turismo
    • Fluxo de Carga: Pequena, pesca local e turismo
    • Metro de Grab: Por carga

    www.portodoforno.com.br

    Porto de Paranaguá_

    O Porto de Paranaguá é um porto brasileiro que está localizado no estado do Paraná, na cidade de Paranaguá. É o maior porto exportador de produtos agrícolas do Brasil, com destaque para a soja em grão e o farelo de soja. No ano de 2007, o Porto de Paranaguá, movimentou 38,5 milhões de toneladas e gerou uma receita cambial de US$ 11,8 bilhões. O porto está aberto a turistas, estudantes e empresários. O Porto de Paranaguá é o maior porto graneleiro da América Latina. Sendo também o 3º maior porto de contêineres do Brasil, perdendo só para Itajaí e Santos. É o maior porto do Brasil em exportação de grãos. Exporta e importa grãos, fertilizantes, contêineres, líquidos, automóveis, madeira, papel, sal, açúcar, entre outros.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 12.3 metros
    • Metragem (LOA): 345 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 50 milhões de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Grãos, contêineres, veículos
    • Metro de Grab: Por shiploader

    www.portosdoparana.pr.gov.br

    Porto de Manaus_

    O Porto de Manaus é um porto fluvial brasileiro localizado na costa oeste do Rio Negro no centro da cidade de Manaus. É o maior porto flutuante do mundo. Atende aos estados do Amazonas, Roraima, Rondônia, Acre e áreas do norte do Mato Grosso. Construído em um cais flutuante e projetado por ingleses, foi inaugurado em 1907 quando a cidade vivia o apogeu da época áurea da borracha.

    Oficialmente as obras de melhoramento do Porto de Manaus tiveram início em 7 de outubro de 1902, em solenidade que contou com a presença do governador do estado Dr. Silvério Nery.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 10 metros (varia com o nível do rio)
    • Metragem (LOA): 220 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 15 milhões de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Produtos manufaturados, combustíveis, alimentos
    • Metro de Grab: Por carga

    www.portodemanaus.com.br

    Porto de São Francisco do Sul_

    No Século XVII, quando efetivamente teve início a colonização de Santa Catarina, a vila e o porto de São Francisco do Sul foram importantes bases de apoio para a conquista e o desenvolvimento de toda a região Sul do Brasil. Ainda hoje, esta relação de interdependência continua a existir entre cidade e porto. O maior porto catarinense e o 5º maior do Brasil recebe embarcações com até 12 metros de calado. Tem cinco berços de atracação, 975 metros de cais, 8.000 m² de armazéns próprios e 70 mil m² de armazéns terceirizados. A área disponível para cargas frigorificadas tem capacidade estática para 6.800 TEU`s (contêineres de 20 pés). 

     

    Características:

    • Draft Máximo: 14 metros
    • Metragem (LOA): 300 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 12 milhões de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Grãos, papel e celulose, contêineres
    • Metro de Grab: Por shiploader

    www.apsfs.sc.gov.br

    Porto de Itajaí_

    Porto de Itajaí é um complexo portuário brasileiro localizado no município de Itajaí, no estado de Santa Catarina. É o principal porto da região, sendo o segundo maior do país em movimentação de contêineres, atuando como porto de exportação, escoando quase toda a produção do Estado. Os principais produtos exportados são madeira, pisos cerâmicos, máquinas, açúcar, papel e fumo, e os principais produtos importados são trigo, produtos químicos, motores, têxteis, papel e pisos cerâmicos. Sua área de influência é formada pelos estados de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Está localizado na margem direita do rio Itajaí-Açu, a cerca de 3,2 km de sua foz, no litoral norte do estado de Santa Catarina. Fica em frente ao Porto de Navegantes.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 11 metros
    • Metragem (LOA): 306 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 1 milhão de TEUs por ano
    • Fluxo de Carga: Contêineres, carnes, produtos têxteis
    • Metro de Grab: Por carga

    www.portoitajai.com.br

    Porto de Rio Grande_

    Porto de Rio Grande Vista dos Molhes da Barra de Rio. Inauguração 15 de novembro de 1915.O Porto de Rio Grande é um porto localizado na margem direita do canal do Norte, que liga a Lagoa dos Patos ao Oceano Atlântico, no município de Rio Grande, no estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. A barra do porto é mantida aberta graças a dois molhes construídos na boca do canal de acesso. Pertence à União, mas sua administração e exploração foi concedida, em 1997, ao Estado do Rio Grande do Sul, que o faz por meio da Superintendência do Porto de Rio Grande (SUPRG), autarquia estadual vinculada a sua Secretaria de Transportes, que, desde 2017, além deste porto, administra todo o sistema hidro portuário gaúcho. No ano de 2009, o Porto movimentou cerca de 150 milhões de toneladas, o equivalente a 3% de toda a movimentação nacional, fazendo, deste porto, o terceiro principal porto do Brasil.

     

    Características:

    • Draft Máximo: 14 metros
    • Metragem (LOA): 366 metros
    • Capacidade de Carga: Aproximadamente 40 milhões de toneladas por ano
    • Fluxo de Carga: Soja, fertilizantes, contêineres
    • Metro de Grab: Por shiploader

    www.portoriogrande.com.br

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